segunda-feira, 29 de outubro de 2007
SABEMOS QUAL O CAMINHO A SEGUIR...!!!
Depois de uma etapa menos conseguida na deslocação a Santa Marta, acredito piamente que o Valpedre não perdeu a sua identidade e os objectivos que persegue.
No próximo domingo, em que defrontamos o F.C.Presa em casa, queremos retomar o nosso "trilho" e replicar a excelente prestação efectuada nos primeiros 45 min no jogo passado.
Com aquela identidade, com aquela determinação, com os principios e modelo de jogo bem assimilados como aconteceu nesses primeiros 45 min em Santa Marta, estou convencido que serão poucas as equipas que nos impedirão de alcançar os nossos objectivos.
Como diz Fernando Pessoa num poema seu, "tropeçei em várias pedras, mas apanhei-as pelo caminho e no fim construi um castelo..."
Já tropeçamos, mas não caimos... O nosso castelo está em construção, e espero que apartir de agora coloquemos todas as pedras que apanhemos pelo caminho no sítio certo, para que no fim estejamos bem confortáveis no lugar que queremos ocupar...
Uma palavra de esperança para todos os que acreditam em nós, e uma palavra de incentivo e determinação para os meus atletas... Espero que a equipa que construí e que se mostrou na 1ª parte em Santa Marta, apartir de hoje se demonstre e assuma que aquilo que estamos a trabalhar desde o inicio da época vai surtir os resultados desejados!
Um abraço deste que trabalha diariamente para melhorarmos o que somos hoje, sendo melhores amanhã...!!!
O Mister: Tiago Leal
domingo, 28 de outubro de 2007
27/10/07 3ª Jornada / 2ª liga LabMed/Sentir Penafiel 07/08 / Santa Marta 4 - Valpedre 0
domingo, 21 de outubro de 2007
21/10/07 2ª Jornada / 2ª liga LabMed/Sentir Penafiel 07/08 / Abragonense 1 - Valpedre 1
2ª Jornada: Abragonense 1 vs Valpedre 1
Suplentes Utilizados: Calica, Adélio, Jardel e Ivo.
Suplentes Não Utilizados: Carlos e Barreto.
Numa deslocação que prometia não ser fácil, o Valpedre acabou por regressar a casa com a divisão de pontos, um resultado que acaba por ser justo por aquilo que as 2 equipas produziram, apesar de ser ao mesmo tempo "indigesto", pois a nossa equipa esteve a vencer o jogo até ao minuto 97 (...sim, para quem se admira vá-se habituando, pois o árbitro só acabou o jogo após o abragonense conseguir alcançar o empate depois dos INCRÍVEIS 7 minutos de descontos num jogo que não teve grandes paragens a não ser por uma lesão do nosso guarda-redes...).
Em relação ao jogo, até porque não gosto muito de falar de arbitragens pois este tipo de situações já me são familiares (infelizmente), entramos bem no jogo e tivemos uma oportunidade claríssima de golo logo no 1º minuto de jogo, numa situação onde o carneiro isolado não conseguiu dar o melhor seguimento a uma boa jogada de ataque. Depois deste 1º lance, o jogo entrou naquilo que já nos é familiar, o abragonense através da táctica "pontapé pra frente" lá ia tentando levar a água ao seu moinho, e de vez em quando, por consequência de alguma desorganização defensiva na 1ª parte por parte da nossa equipa, criavam algumas jogadas de bom entrosamento chegando até a marcar 2 golos, que foram prontamente invalidados por fora-de-jogo por parte do fiscal de linha.
Chegavamos assim ao fim de uma 1ª parte de futebol fraco, onde não nos encontramos com o nosso modelo de jogo e identidada pela qual queremos ser conhecidos.
Depois de um intervalo onde fiz as correcções necessárias e expliquei aos jogadores aquilo que teriamos que alterar para conseguirmos mudar o rumo dos acontecimentos, o Valpedre entrou para a 2ª parte com a mensagem "Valpedre, unidos para vencer...!!!), e por volta dos 65 minutos, acabamos por colher os frutos na sequência de um livre indirecto batido pelo Tiago Oliveira, e finalizado pelo Aarão que colocava assim o Valpedre em vantagem num dos campos que serão mais complicados de pontuar nesta 2ª liga LabMed 2007/2008.
Apartir deste momento, procuramos gerir o jogo da melhor forma, não facilitando a nivel defensivo e procurando ampliar o jogo através te ataques rápidos ou contra-ataque.
O Jogo encaminhava-se para o final e o Valpedre mostrava que pela bela 2ª parte que realizou, merecia talvez sair de abragão com a vitória, contudo, e como já é habitual, alguém (Juiz da partida) achava que não haveria de ser esse o resultado final e adiou o final da partida minuto a minuto. A equipa do Valpedre desesperava pelo apito afinal e todos os que representam o abragonense ansiavam por mais uns minutinhos de jogo para tentarem chegar ao empate...
Com o adiar sucessivo do apito final, ao minuto 97 de jogo o Abragonense chegaria ao empate na sequência de um lançamento de linha lateral, onde a nossa defesa teve um momento de desconcentração e pagamos caro por isso.
Marcado o golo que muitos esperavam, a bola é seguida a meio campo e depois do toque inicial, o árbitro apita imediatamente para o final do jogo.
Acabava assim o jogo, com um empate a uma bola que na minha perspectiva será um resultado justo pelo que ambas as equipas fizeram em campo, mas não desta forma, pois o abragonense foi empurrado para o empate não de uma forma regular mas sim com ajuda daqueles que já nos habituaram.
Aos meus atletas, quero endereçar os parabéns pela boa 2ª parte realizada, 45 minutos de jogo exemplares em termos de entrega e união, 45 minutos que espero que se tornem em todos os 90 minutos dos próximos jogos, um "Valpedre, unidos para vencer...".
Quero também deixar uma palavra aqueles que totelam o futebol amador:
"Não nos beneficiem, obrigado. Não nos prejudiquem, por favor. Deixem-nos fazer aquilo que nos une: Mostrar quem somos e aquilo que queremos, pois se assim for, vamos dar que falar..."
Sexta Feira às 21 horas todos equipados no campo para prepararmos mais uma deslocação que não se espera nada fácil.
Um abraço deste que estará sempre do vosso lado.
O Mister: Tiago Leal
Fonte Arcada1 – 2 Capela
Guilhufe 0 – 0 Luzim
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
14/10/07 1ª Jornada / 2ª liga LabMed/Sentir Penafiel 07/08 / Valpedre 4 - Mesão Frio 2
VALPEDRE VS MESÃO FRIO
Saudações desportivas caros atletas, simpatizantes e leitores deste blog que se encontra oficialmente aberto apartir do dia 18 de Outubro de 2007. Antes de mais quero dar as boas vindas a todos aqueles que apartir de hoje farão parte deste forum, onde de uma forma regular e o mais possivel transparente farei um comentário a todos os jogos que o Valpedre irá realizar nas competições em que se propõe a realizar (2ª liga LabMed/Sentir Penafiel e Taça Agrival).
1ª Jornada: Valpedre 4 vs Mesão Frio 2
Equipa Titular: Luís, Joaquim, Ricardo, Jardel, Ferreira, Aarão, João, Tiago Oliveira, Marcos, Tozé e Louro.
Suplentes Utilizados: Alexandre, Serginho, Adélio e Carneiro
Suplentes Não Utilizados: Moisés, Roberto, Calika.
ANÁLISE AO JOGO:
Neste 1º jogo do Valpedre para o campeonato da 2ª Liga Labmed/Sentir Penafiel, o Valpedre encontrou-se com o vizinho Mesão Frio, um dérbi local que prometia pela imensa rivalidade que existe há vários anos entre estas 2 equipas da mesma freguesia.
O jogo iniciou-se por volta das 16 horas no terreno do Valpedre, partiamos para este jogo cientes das dificuldades que o Mesão Frio nos poderia causar devido à elevada motivação que os seus jogadores colocam à disposição sempre que defrontam o Valpedre, mas ao mesmo tempo, com o objectivo de iniciar o campeonato da melhor forma (com os 3 pontos) já que quem tem aspirações em fazer um bom campeonato, deverá ao máximo evitar perder pontos nos jogos em sua casa. Na 1ª parte, o jogo iniciou-se de um forma um pouco confusa por parte da nossa equipa, que pareciam um pouco desconcentrados e cometiam erros sucessivos na perda da posse de bola, muito por culpa do adversário que vinha com o objectivo de jogar no contra-ataque (Bolas altas e em profundidade) aproveitando a grande velocidade de jogadores como o Brito e o Paulinho que no contra-ataque são sempre jogadores muito perigosos. Nos primeiros 10 min., a nossa equipa procurava ainda adaptar-se à forma de jogar do adversário, o que fez com que assistissemos a estes primeiros 10 min de futebol de pouco qualidade.
Porém, rondavamos o minuto 10, e o Extremos Esquerdo do Valpedre Marcos, descaído para o lado esquerdo da área e já com pouco ângulo de remate, dominou a bola de peito e fez um "golo de bandeira" que deixou todos os que assistiam ao jogo abismados pela beleza do lance. Este golo seria o início de uma boa 1ª parte do Valpedre, que faria o 2-0 ainda antes do intervalo numa circulação ofensiva de belo efeito, onde o Marcos bisaria depois de um passe "magistral" do centrocampista Tozé, que entre os defesas contrários colocou a bola em profundidade para que com a velocidade e subtileza necessária o seu colega de equipa voltasse a marcar para o Valpedre.
Saíamos assim para o intervalo, com uma vantagem de 2 golos e com a ideia que na 2ª parte poderiamos de uma forma inteligente gerir o resultado e até mesmo alargá-lo, mas de uma forma menos arriscada e mais inteligente.
Começamos a 2ª parte gerindo o jogo, sempre com mais posse de bola e debaixo de sucessivas tentativas adversárias que através do contra-ataque chegava algumas vezes com perigo à zona de finalização. No entanto, o extremo esquerdo do Valpedre que se encontrava em DIA SIM, fruto de mais uma excelente circulação táctica pelo corredor lateral direito do Valpedre, voltou a marcar fazendo assim o seu Hat-Trick depois de um excelente cruzamento ao 2º poste, onde só teve que empurrar para a baliza.
Chegavamos assim ao 3-0, e a equipa poderia agora preocupar-se unica e simplesmente em controlar o jogo de uma forma inteligente, longe da área e não facilitando seja em que situação fosse na nossa zona defensiva. Porém, a equipa desconcentrou-se completamente devido à vantagem que possuia, e passamos por momentos bem complicados junto à nossa baliza e consecutivamente sofremos o 3-1. Minutos depois, o nosso centrocampista Tozé seria expulso por duplo amarelo, e seriamos obrigados a ajustar o nosso modelo de jogo pois faltavam ainda 20 min. para o final do jogo.
Procedi assim a 4 substituições durante esses 20 minutos restantes, procurando dar alguma consistência ao nosso processo defensivo, pois nesta 2ª parte, a nossa defesa estava muito desconcentrada e cediamos muitos espaços vitais fruto do nosso deficiente posicionamento nos espaços vitais de jogo.
Contra a corrente do jogo, num livre directo fariamos o 4-1 por intermédio do Tiago Oliveira que marcaria num lance infeliz por parte do GR contrário, mas como diz o ditado "cá se fazem, cá se pagam", o nosso GR teria também um lance infeliz e sofreriamos o 4-2 a sensivelmente 8 minutos do fim.
O jogo caminhava assim para o final, onde o Mesão Frio em tentativas sucessivas de ataque rápido procurava ainda reduzir a vantagem, mas apesar do desacerto defensivo da nossa equipa na 2ª parte, o jogo chegaria ao fim com sabor a vitória (Valpedre 4 vs Mesão Frio 2).
Quanto à arbitragem, pecou no capitulo disciplinar ao "fustigar" a minha equipa com vários amarelos e uma expulsão por duplo amarelo, quase sempre de uma forma excessiva pois se houve anti-jogo e jogo violento não o foi por parte da minha equipa com certeza.
Em jeito de conclusão, resta-me desejar os parabéns a todos os atletas, equipa técnica, direcção e simpatizantes pela vitória, e alertar o plantel para o trabalho que temos pela frente (...segundo o Treinador Tiago Leal, o Valpedre tem um plantel Muito Bom, mas de um plantel Muito Bom é necessário fazer uma Grande Equipa, coisa que só se consegue com muito trabalho e humildade...).
Precisamos de trabalhar ainda mais, em quantidade mas também com mais concentração e seriedade nos treinos, para que possamos corrigir os erros que se vão cometendo Jogo a Jogo, procurando assim alcançar a "quase perfeição", porque equipas perfeitas não existem; existem sim equipas que dentro do contexto em que se encontram, trabalham para serem superiores aos seus adversários, e essa é a minha missão, " TRABALHAR PARA QUE NO FINAL DO CAMPEONATO SEJAMOS MELHORES QUE TODOS OS ADVERSÁRIOS, ISTO É, ALCANÇAR OS LUGARES DE SUBIDA".
Sexta Feira às 21 horas todos equipados no campo para cumprirmos mais uma etapa desta guerra que será longa.
Um abraço deste que estará sempre do vosso lado.
O Mister: Tiago Leal
"VALPEDRE, UNIDOS PARA VENÇER...!!!"
Resultados 1ª jornada / 2ª Liga LabMed/Sentir Penafiel
Capela 1 - Rio Mau 0
Canelas 1 - F. Arcada 1
Luzim 3 - Figueira 3
Ribas 3 - Guilhufe 0
Vila Cova 2 - Retorta 2
Presa 1 - GVN 3 (Derrota por 3-0 para o GVN por jogar com jogadores castigados)
Valpedre 4 - Mesão Frio 2
Santa Marta 2 - Abragonense 2