quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

23/12/07 10ª Jornada / 2ª liga LabMed/Sentir Penafiel 07/08 / Valpedre 2 VS Rio-Mau 3

10ª jornada: Valpedre 2 VS Rio-Mau 3

Equipa titular: Luis, Roberto, Ricardo, Jardel, Alexandre, Aarão, Tiago, Tozé, Marcos, Carneiro e João.
Suplentos utilizados: Adélio, Helder, Carlos, Zé Pedro.
Suplentes não utilizados: Ferreira, Barreto, e Nuno.

Análise ao jogo:

Num jogo entre 2 equipas muito próximas na classificação geral, o Valpedre recebia em sua casa o Rio Mau pocurando recuperar da derrota no domingo passado na deslocação ao Capela.

Numa 1ª parte em que o Rio Mau foi superior ao Valpedre, acabamos por sofrer 2 golos devido à falta de concentração que acabou por ser fatal em alguns momentos de desorganização defensiva saindo ao intervalo a perder por 0-2. A organização defensiva é realmente o factor chave para o sucesso (o ataque ganha jogos, mas a defesa ganha campeonatos....!!!) e quando assim não se sucede, por muito que estejamos bem a nível ofensivo, acabamos por sofrer golos o que complica a tarefa de mais tarde procurarmos ir atrás do prejuízo.
A perder por 0-2, o Valpedre entrou para a 2ª parte ciente da dificuldade que seria dar a volta ao resultado perante um Rio-Mau que a nível ofensivo estava bem organizado e que atacava com perigo. No entanto, a vontade, a concentração, a motivação, a raça acabou por permitir que o Valpedre chegasse ao empate até aos 80 minutos, ficando o resultado em aberto para os 10 minutos finais da partida. O Valpedre era realmente mais perigoso nesta 2ª parte, uma equipa completamente oposta aquela que havia disputado os primeiros 45 min de jogo, uma equipa que estava próxima de conseguir a reviravolta total no resultado.
Contudo, o momento chave seria o minuto 90, numa falta "cavada" pelo extremo esquerdo do Rio-Mau (foram várias as faltas que apareceram dos "ai" "ai" "ai") que se sucedeu num cruzamento para área e numa falha de marcação do nosso central que acabou por ser fatal dado que um atleta do Rio-Mau de cabeça chegava ao 2-3.

Em jeito de conlusão, deixo uma mensagem a todos os que olham para a nossa equipa como uma equipa "mediana" ou "razoável":

Ao contrário do que possam pensar, o Valpedre continua atrás do prejuizo (5 pontos de distância para o 2º classificado...) e isto não faz com que deixemos de sonhar apesar das dificuldades que todos sabemos existirem. Enganem-se aqueles que à 10ª jornada pensam que já subiram de divisão, ou que por vencerem o Valpedre já se intitulam como a "equipa perfeita" pois meus amigos, as contas iremos fazê-las daqui por 20 jornadas e poderá ser que esta equipa "razoável" surpreenda ainda tudo e todos aqueles que nos criticam.


VALPEDRE, UNIDOS PARA VENCER!!!!
O Mister: Tiago Leal

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

02/12/07 8ª Jornada / 2ª liga LabMed/Sentir Penafiel 07/08 / Capela 4 - Valpedre 0

Capela Vs Valpedre

9ª jornada: Capela 4 Vs Valpedre 0

Equipa titular: Luis, Roberto, Ricardo, Jardel, Aarão, Sérgio, Tiago, Tozé, Marcos, Carneiro e João.
Suplentos utilizados: Adélio e Ivo.
Suplentes não utilizados: Ferreira, Calica e Nuno.

Análise ao jogo:

Depois de uma vitória expressiva para a Taça Agrival, o Valpedre não conseguiu dar continuidade à série de 6 jogos consecutivos sem perder, acabando por à 9ª jornada sofrer aquela que é a 2ª derrota nesta 2ª liga cada vez mais competitiva.
Num jogo em que nos deslocamos ao sempre difícil terreno do Capela, equipa que se encontra a fazer um bom campeonato, este foi um jogo em que nada saiu bem a nós Valpedre, e tudo correu da melhor forma à equipa da casa, o Capela.

Não há muito a dizer sobre o jogo, a não ser de facto as 5 oportunidades de golo para o Capela que acabou por aproveitar 4, muito por culpa do seu Ponta de Lança que esteve mais uma vez numa tarde de inspiração, e um Valpedre que apesar de mesmo num dia mau conseguia dominar o jogo, este domínio nunca foi objectivo dado que as bolas teimavam em não entrar, e a juntar a este factor do desacerto na finalização, a equipa não esteve bem a nível defensivo e acabamos por pagar a factura com uma derrota.

Caros atletas e leitores do Blog, temos que ser humildes e ter a noção de que não somos imbatíveis, que trabalhamos semanalmente para conseguirmos o melhor para o clube que representamos, mas tal como acontece às equipas profissionais (que treinam 4x por semana, treinos bi-diários), acabamos por ter um dia mau nesta deslocação à capela e uma derrota fora será sempre algo que teremos que estar preparados, pois quem joga em casa terá sempre esse factor a seu favor.

Não serve como desculpa para esta má exibição, mas servirá sim para reflectirmos sobre esta exibição menos conseguida e nos empenhar-nos mais ainda no nosso trabalho para que não voltemos a falhar. Esta é a nossa missão, trabalhar semana a semana para melhorarmos aquilo que nos correu mal no domingo passado, trabalhar para conseguirmos dias melhores, trabalhar para que no final consigamos atingir o objectivo que nos une desde Setembro de 2007.



"O ataque ganha jogos, mas a defesa ganha campeonatos..."
O Valpedre sabe o que quer, só dependemos de nós para o conseguirmos....
O Mister: Tiago Leal

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

09/12/07 - 1ª eliminatória Taça Agrival 07/08 / Figueira 2 - Valpedre 6

Figueira VS Valpedre

1ª eliminatória Taça Agrival 07/08: Figueira 2 - Valpedre 6

Equipa titular: Luis, Roberto, Ricardo, Jardel, Alexandre, Sérgio, Aarão, Tozé, Marcos, Carneiro e João.
Suplentos utilizados: Calica, Hélder, Adélio e Ivo.
Suplentes não utilizados: Ferreira e Nuno.

Análise ao jogo:
Numa 1ª eliminatória em que os "grandes" da Liga de Futebol Amador de Penafiel ainda não estiveram presentes no sorteio, a sorte ditou uma deslocação do Valpedre ao terreno do Figueira, equipa que está a fazer um bom campeonato na 2ª liga e que à partida por jogar em sua casa poderia ser um factor a favor dos mesmos.
O jogo inicou-se com o Valpedre a assumir as despesas do jogo, bem organizado e nível defensivo e com circulações ofensivas de belo efeito que viriam a ter efeitos práticos por volta dos 10min do jogo, numa jogada de ataque rápido finalizada pelo Carneiro emendando um 1º remate do Marcos. O Valpedre começava assim em vantagem, perante um adversário que defendia com muitos homens e com um meio campo com qualidade. No entanto, como no futebol nem sempre a superioridade em posse de bola e situações de golo significa vantagem, o Figueira daria a volta o resultado em 20 min, chegando assim ao 2-1 por volta dos 30 min, fruto de algum azar em ressaltos que sobraram para atletas do Figueira que souberam bem aproveitar as oportunidades que lhes apareceram. O Valpedre não baixou os braços, continuava muito superior ao Figueira, e por volta dos 35 min, o Marcos em mais uma bela jogada de ataque empatava o jogo para o Valpedre. Nesta mesma jogada, depois de fazer o 2-2, um jogador do Figueira agrediu o Marcos, e o árbitro como lhe competia, deu ordem de expulsão ao mesmo, ficando assim o Figueira reduzido a 10 unidades. Se com 11 jogadores o Valpedre era muito superior ao Figueira, com 10 jogadores a tarefa à partida seria ainda mais complicada, o que realmente acabou por se confirmar, dado que ainda antes do intervalo o Carneiro bisava na partida fazendo o 3-2 minutos antes do intervalo.
Apesar da superioridade do Valpedre, o resultado não significava essa mesma superioridade e sabiamos que não podiamos ceder na 2ª parte, pois a passagem à próxima eliminatória só dependia de nós mesmos.
Começava assim a 2ª parte, o Figueira à procura de empatar o jogo e o Valpedre procurando aumentar a vantagem, de forma a que conseguissemos gerir o jogo com mais concentração e menos coração...
Foi realmente nesta 2ª parte que o Valpedre colocou em campo tudo o que de bom esta equipa pode fazer nesta época:
Coesão defensiva, ocupação racional dos espaços de jogo, transições rápidas, índices de concentração e motivação muito elevados.
Com estas características, os resultados apareceriam como é obvio, e na 2ª parte, o nosso Ponta de lança João conseguiu um Hat-Trick, finalizando 3 das várias oportunidades que teve para marcar. O jogo acabava com um expressivo 2-6, uma vitória do Valpedre que demonstra a superioridade da nossa equipa perante um Figueira que não conseguiu de forma alguma ser superior a determinação e qualidade do nosso jogo.
Em jeito de conclusão, quero agradecer o apoio dos muitos adeptos que compareceram no campo do Figueira onde foram brindados com um grande jogo da nossa parte. Com o vosso apoio, a equipa sente ainda mais a responsabilidade de vencer, sentem-se apoiados por aqueles que acreditam no nosso trabalho e esperamos que este assistência comece agora a comparecer assiduamente aos jogos para que com eles possamos festejar as muitas vitórias que espero que o Valpedre obtenha nesta época que desejo de sucesso.
Aos meus jogadores, dar-lhes os parabéns pela exibição e não pelo resultado dado que a goleada tem o mesmo valor que a vitória pela margem mínima.
Há que salientar a boa 1ª parte mas mais ainda a excelente 2ª parte que executamos na deslocação a Figueira, uma 2ª parte de muita qualidade, de uma equipa que daquela forma terá muitos momentos para festejar no futuro com certeza.
Sexta Feira às 21 horas lá estaremos para continuar o trabalho que sabemos ser importante para melhorar alguns erros cometidos, para preparar uma deslocação ao Capela, uma equipa que se encontra bem posicionada na tabela classificativa e que com certeza quererá dar o ar da sua graça neste dérbi de vizinhos.
Um abraço deste que sabe os objectivos que pretende alcançar.
O Mister: Tiago Leal
EU ACREDITO... E TU? SERÁ QUE QUERES ACREDITAR?

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

02/12/07 8ª Jornada / 2ª liga LabMed/Sentir Penafiel 07/08 / Valpedre 2 - Canelas 2

Valpedre VS Canelas
8ª jornada: Valpedre 2 - Canelas 2
Equipa titular: Luis, Roberto, Ricardo, Jardel, Alexandre, Sérgio, Aarão, Tozé, Marcos, Hélder e João.
Suplentos utilizados: Calica, Barreti, Adélio e Ivo.
Suplentes não utilizados: Carlos, Ferreira e Nuno.
Análise ao jogo:
Num jogo em que se encontravam 2º e 4º classificados distanciados pela margem de 1 ponto, este jogo prometia ser um bom confronto entre 2 equipas que vêm fazendo um campeonato muito regular e que lutam por ascender aos lugares cimeiros da tabela.
O Valpedre apresentava-se mais uma vez condicionado em termos de opções devido a lesões e atletas que se encontram em trabalho no estrangeiro, perante uma equipa adversária moralizado pelos seus resulados anteriores que eram realmente de realçar. O Valpedre entrou muito bem no jogo, assumindo desde logo o controlo do mesmo e criando situações de finalização várias através de boas iniciativas atacantes do meio campo e 3 homens da frente. A nível defensivo, anulava por completo qualquer investida do Canelas ocupando muito bem os espaços e não deixando o Canelas construir o jogo através dos seus fortíssimos médios centro.
Esta superioridade viria a dar os frutos logo aos 18 minutos, através de um lançamento de linha lateral onde a bola é colocada dentro da àrea, e com um cabeceamento na zona frontal o Marcos fazia o 1-0 para o Valpedre. O jogo começava bem para o Valpedre, em situação de vantagem e com o controlo do jogo assumido. Eram várias as iniciativas atacantes perigosas do Valpedre, e corria sensivelmente o minuto 30 quando o Marcos numa insistência pelo corredor lateral esquerdo, isola-se perante o Guarda-Redes adversário e com toda a calma bisou neste jogo aumentando a vantagem para 2 golos. O Valpedre era realmente superior ao Canelas nesta 1ª parte, e eram poucas senão raras as ocasiões para o Canelas poder reduzir o resultado nesta 1ª parte. Chegava assim o intervalo do jogo com uma vantagem de 2 golos para a equipa da casa, uma vantagem agradável e um óptimo indicador para conseguirmos os 3 pontos neste jogo.
Porém, os segundos 45 minutos foram completamente diferentes. Como seria de esperar, o Canelas assumiu o controlo do jogo muito graças a 2 substituições que vieram trazer mais força e estatura à equipa. No entanto, não seria esta a razão para perdermos o controlo do jogo, mas sim, a desconcentração total daquilo que deveriamos fazer custou-nos caro, e numa tarde menos feliz do nosso Guarda Redes, o Canelas conseguiu na 2ª parte o empate, empate que me soube a pouco na medida em que tenho a plena consciência que este só foi possível devido à 2ª parte "desorganizada e desconcentrada" da equipa do Valpedre que deixou assim fugir uma óptima oportunidade de se distanciar dos seus mais directos adversários.
Mesmo assim, quero deixar os parabéns ao Canelas pois são realmente um adversário a ter em conta nesta 2ª liga, e deixar um correctivo aos meus atletas pela má 2ª parte que fizemos sem haver razões para isso acontecer.
Esta 2ª liga está realmente ao Rubro, 5 equipas encontram-se separadas por somente 3 pontos e apartir deste momento, os mais regulares conseguirão colher os frutos.
Apesar de não ser um bom resultado devido ao facto de termos deixado escapar uma vantagem de 2 golos, o empate com o Canelas foi na verdade um resultado que nos permitiu aproximar-nos ainda mais do 1º classificado (derrota do ribas em Vila-Cova por 3-1). Tendo a consciência de que este fim de semana poderiamos ter ganho mais do que um ponto, resta-nos trabalhar ainda mais para mantermos esta invencibilidade que ja dura há 6 jornadas (o Valpedre não perde desde a 2ª jornada) e lutarmos para alcançar a estabilidade exibicional que ainda não conseguimos alcançar, muito pela falta de concentração que acredito que os meus jogadores acabarão por corrigir.
O nosso lugar está cada vez mais perto...Vamos trabalhar mais ainda para conseguirmos aquilo que mais ninguém do que nós deseja.....
Um abraço deste que acredita....
O Mister: Tiago Leal
EU ACREDITO... E TU???